As alunas das escolas secundárias e primárias da nossa pérola do índico foram surpreendidas no inicio do ano lectivo 2016 com um novo regulamento, o mesmo proibe o uso de saias curtas.
Segundo avançou o Ministro da Educação, Jorge Ferrão, a medida visa salvaguardar as alunas, dando-as integridade e faze-las vestir de uma maneira decente.
“Existe uma descrição clara e medidas exactas que devem ser usadas para se costurar os uniformes dos ensinos primário e secundário, todas estas medidas para o vestuário visam salvaguardar a própria menina, dando-lhe integridade e fazer com que ela apareça de forma decente”, disse Jorge Ferrão citado pelo O PAÍS.
Numa outra abordagem, o Ministro da Educação criticou os activistas da Sociedade Civil que repudiam o novo regulamento.
“Os adultos que dizem não faça A, B e C têm a vida organizada, têm casa, têm carros, têm conta bancária e estão bem. Aquelas crianças vão ficar sem emprego, sem profissão, porque alguém decidiu defendê-las por causa dos seus direitos. Mas essas pessoas nunca as fizeram cumprir os seus deveres”, sublinhou Jorge Ferrao.
Importa referir que o grupo de mulheres, que inclui uma espanhola e uma brasileira, foi detido na sexta-feira na 7.ª Esquadra de Maputo, depois de tentar apresentar uma peça teatral nas imediações da Escola Secundária Francisco Manyanga para repudiar a directiva aplicada por algumas escolas que veda o uso de minissaias.
0 comentários:
Postar um comentário